Qual a diferença entre banhado e folheado?

Essa é uma das grandes dúvidas que passa pela mente de quem deseja adquirir uma semijoia de qualidade – qual a diferença entre banhado e folheado?
Qual a diferença entre banhado e folheado?


Ou até mesmo algumas pessoas se fazem esta pergunta apenas por curiosidade; afinal, será que existem mesmo diferenças entre banhado e folheado?

Embora estes dois termos sejam muito utilizados no “mundo dos acessórios”, saiba que ambos existem e servem para designar dois tipos de processos diferentes.

Neste artigo, iremos classificar as diferenças entre as peças banhadas e folheadas.

Descubra a seguir, os detalhes de cada tipo:



Semijoias banhadas

                        Qual a diferença entre banhado e folheado?

As semijoias podem ser banhadas a ouro, a ródio ou qualquer outro tipo de metal nobre.

Então, os colares, brincos, pulseiras, entre outros que são banhados, significa que as peças passam por uma imersão intensa e duradoura de metais nobres.

Em outras palavras, o banhado a ouro consiste em um processo onde o metal-base é mergulhado em uma solução de sais de ouro e depois ligado em uma corrente elétrica.

E ao lado desse metal-base uma barra de ouro é mergulhada que, por sua vez, é ligada a outro polo da corrente elétrica, para assim realizar o transporte por meio de ouro líquido fazendo-o se unir ao metal-base.

Quanto mais tempo a peça ficar imersa, maior será a espessura do ouro (cobre, prata, ródio, etc.) depositado nela, sendo que o ideal para uma boa durabilidade da semijoia é uma camada com pelo menos 0,02mm (ou microns) de espessura.

 

Semijoias folheadas

Já as semijoias folheadas passam por um processo de folheamento ou chapeamento.

Estes dois termos significam a mesma coisa e se referem a um processo em que uma folha fina do metal nobre é utilizada sobre as peças.

Tais processos, folhear ou chapear, consistem em aplicar uma camada fina do ouro sobre o metal que será usado como base, e por forte compressão essa camada vai se aderindo definitivamente sobre a base, por isso também é conhecido como chapeamento.

Hoje em dia, o processo de folhear não é mais tão utilizado quanto o de banhar, pois este último é mais eficiente e fácil, já que podem ser banhadas inúmeras peças de uma só vez, deixando o processo de folheamento quase extinto das joalherias e lojas.

 

Banhado ou folheado – Qual o melhor?

As duas alternativas fazem com que você consiga diferenciar uma semijoia de uma bijuteria.

No entanto, atualmente o processo de folhear é mais obsoleto, por isso boa parte das marcas que vendem semijoias optam pelo processo de banho.

Tal processo garante que você obtenha uma linda peça anti-alérgica e de brilho intenso.

E, óbvio, com camadas generosas de metais nobres, sendo exatamente isso que deixa as semijoias tão semelhantes às autênticas.

 

Dicas para a hora de comprar suas semijoias

Agora que você já sabe mais sobre qual a diferença entre banhado e folheado, na hora de você comprar semijoias é importante checar:

·         Se a loja/fornecedor oferece garantia.

·         E também verificar as quantidades de metal nobre que são aplicadas nas peças. Alguns fornecedores colocam na descrição de suas peças o valor de quilates ao qual foram expostas.

·         Prefira também peças prateadas aplicadas ao banho de ródio, pois esse é um metal mais nobre da família da platina que oferece um brilho mais intenso e durabilidade às semijoias.

As de mais, verifique se a loja te oferece uma política de troca e devoluções que te asseguram a transparência e confiabilidade da empresa.

Nossa empresa investe constantemente em novas tecnologias para manter uma qualidade superior em nossas peças e trabalhamos forte a criatividade e design exclusivo como destaque para nossas coleções.

E então? Você sabia dessas diferenças? Resta mais alguma dúvida? Registre nos comentários que teremos prazer em te ajudar!

Um forte abraço.

Site: https://www.lommani.com.br/a-lommani

Instagram: https://www.instagram.com/lommanijoias/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/lommanijoias

Um grande abraço e te aguardamos como uma empreendedora de sucesso de semijoias com a Lommani!

Vem com a gente e fique muito mais feliz, com sua independência financeira!

                                                  Qual a diferença entre banhado e folheado?

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Lommani

Enviando Comentário Fechar :/